🍇 Espetacular Albariño AD 95 pts
A clássica propriedade Pazo de Barrantes existe desde meados do século XVI, nas terras frias da Galícia, em Rías Baixas. O vinhedo de apenas 12 hectares com cerca de 30 anos de idade fornece as uvas para o sensacional Pazo de Barrantes Gran Vino. A uva Albariño é nativa do noroeste da Península Ibérica, onde gera vinhos incríveis. Chamada de Alvarinho em Portugal, e de Albariño nos países de língua espanhola, caracteriza-se pelos aromas cítricos e pela acidez fresca. Seu nome deriva da palavra albo, que significa branco, no dialeto galego.
Uma das joias da viticultura ibérica é a Marqués de Murrieta, fundada em 1852, na Rioja. A Murrieta é uma das vinícolas mais respeitadas da Espanha, e a primeira a obter reconhecimento mundial.
Branco elaborado exclusivamente a partir de uvas Albariño, advindas de vinhedos de mais de 35 anos cultivados na Finca Pazo Barrantes, com estágio de 7 meses em contato com suas borras finas, sendo 85% em tanques de aço inoxidável e 15% em barricas de acácia. De ótima tipicidade, mostra frutas brancas e de caroço maduras envoltas por notas florais, de ervas e de especiarias doces, que se confirmam no palato. Preciso, cativante e refinado, tem acidez vibrante, textura firme e cremosa e final cheio e profundo, com toques redutivos, de pêssegos e de umami, que convidam a uma segunda taça.
Este excelente Albariño da Marqués de Murrieta recebeu AD 95 pontos pela Revista ADEGA.