🍷 Potente ícone chileno, com toque especial de Bordeaux.

O Chile é o quinto maior produtor de vinhos do mundo, segundo a OIV, (International Organisation of Vine and Wine), e conta com imensa diversidade de uvas, de climas e de solos, o que dá aos produtores a possibilidade de criarem distintos estilos de vinhos.

Os vinhedos estão localizados no sentido leste para oeste, entre o Oceânico Pacífico e a Cordilheira dos Andes, e as vinhas são cultivadas em pé franco, sem a necessidade de porta enxertos. O Chile também possui uma das maiores áreas de vinhedos orgânicos do mundo e uma imensa população de vinhas velhas patrimoniais.

O Vale do Colchagua, é uma das mais relevantes regiões para a produção de vinhos tintos, tanto varietais como blend. Não a toa que no final da década de 1980, os Domaines Barons de Rothschild (Lafite) acreditaram no potencial deste terroir chileno para produzir vinhos de excepcional qualidade e crairam a vinícola Los Vasco. O sensacional Le Dix Los Vascos, é fruto deste projeto e evidencia a qualidade da região, que brilha ainda mais sob a batuta de uma das famílias mais importantes do mundo do vinho. Este exemplar em particular ainda conta com maturação em barricas de carvalho feitas artesanalmente dentro dos próprios Domaines Barons de Rothschild (Lafite), em Bordeaux.

Tinto composto de Cabernet Sauvignon (92%) e Syrah (8%), com estágio de 18 meses em barricas de carvalho francês (60% novas). Apresenta fruta negra madura, suculenta e de ótima qualidade, seguida de notas tostadas, de especiarias, de ervas, florais e terrosas. Potente e opulento, tem acidez vigorosa, taninos afiados e firmes e final cheio e persistente, com toques de cassis, balsâmicos, de cacau, de alcaçuz. Está delicioso agora, mas tem tudo para ficar ainda melhor nos próximos anos.

Este exemplar levou AD 94 pts pela equipe da Revista ADEGA e 95 pontos pelo Guia Descorchados.