Clássico Cabernet português 🍷 AD 93 pts
A História do vinho na região de Setúbal é muito antiga, vestígios indicam que já havia uma produção no período fenício, cerca de 300 anos antes da Era Comum. Depois de um declínio na Idade Média, devido a queda do Império Romano e a chegada dos mouros, a produção na região foi retomada no século 12, sendo fortalecida no século 15 com o período das navegações.
Na região de Setúbal, hoje um grande polo turístico, o que contribui para formação da imagem internacional de seu vinho, a paisagem é montanhosa, com vinhas que cobrem as encostas de subsolo arenoso com parcelas calcarias e pedregosas. O clima é temperado, com verões quentes e secos, e invernos úmidos, devido a influência de dois mares, o Atlântico e o Mediterrâneo, portanto, a orientação dos vinhedos é muito importante para se obter uma boa drenagem e prevenir a ameaça de doenças e pragas.
Lançado pela primeira vez em 1979, esse é um dos vinhos mais tradicionais de Portugal. Blend tinto composto a partir de uvas Cabernet Sauvignon e Merlot, cultivadas em solos franco-arenosos, com estágio de 14 meses em barricas novas de carvalho francês. Um autêntico clássico e muito bem feito em seu estilo velha escola, apresenta frutas vermelhas e negras de perfil mais maduro envoltas por notas florais, terrosas, de ervas e de especiarias, que aparecem tanto no nariz quanto na boca, com sua acidez pulsante e seus taninos tensos e de grãos finos ditando as regras e conferindo fluidez ao vinho e equilíbrio ao aporte de madeira. Preciso e refinado, tem final persistente, com toques de amoras, de ameixas, de alcaçuz e de grafite. Ainda está jovem e tem tudo para ficar ainda melhor nos próximos 10 anos. Não aparenta ter 15% de álcool.
Este exemplar recebeu AD93 pontos pela Revista ADEGA.