Dão, o berço da Touriga Nacional 🍇 Nova safra Bacalhôa Touriga Nacional
A região do Dão possui elevada importância na cultura vitivinícola de Portugal além de um rico patrimônio que vai desde a pré-história até à atualidade, com inúmeros registros romanos e medievais.
Os vinhedos estão em áreas de colinas em clareiras nas florestas de pinheiros e eucaliptos que cobrem boa parte da denominação. O clima temperado recebe muita chuva no inverno, fenômeno que mantém o subsolo úmido e hidrata as uvas no período de verão, quando o clima é bem seco.
Acredita-se que a casta Touriga Nacional tenha origem na região montanhosa do Dão, e de lá migrado para Vale do Douro. Os vinhos de Touriga Nacional apresentam cor profunda, taninos muito elevados, grande concentração de fruta e, muitas vezes, um carácter floral distinto no nariz
A Quinta da Garrida foi adquirida pela Aliança Vinhos de Portugal em 1998. Situada no sopé da Serra da Estrela, em Vila Nova de Tázem, é daí que vem as uvas Touriga Nacional, cultivadas em solos graníticos, para elaborar esse tinto com estágio de 12 meses em barricas de carvalho francês e russo. De ótima tipicidade e de perfil gastronômico, mostra frutas vermelhas e negras, acompanhadas de notas florais, de ervas e de especiarias, que aparecem tanto no nariz quanto na boca, tudo apoiado por acidez refrescante e taninos firmes e de grãos finíssimos. Fluido, refinado e sedutor, tem final suculento e persistente, com toques terrosos, mentolados, de ameixas e de tabaco. Um Dão de carteirinha, que pede a companhia de carnes vermelhas ensopadas.
Este Bacalhôa recebeu AD92 pontos pela Revista ADEGA.