Joia argentina, AD93 Cabernet Sauvignon de Gualtallary
Numa entrevista em 2022, Susana Balbo disse: "espero que as pessoas descubram o Cabernet da Argentina porque é um tesouro escondido. Ao comparar a qualidade do Cabernet argentino em relação a outros países, você precisa pagar pelo menos duas vezes para obter a mesma qualidade. Os consumidores sempre optam pela parte fácil da Argentina, a Malbec. Mas a Argentina é mais que Malbec."
Susana Balbo foi a primeira mulher a se formar em enologia na Argentina, em 1981, e trabalhou em grandes vinícolas como a Catena Zapata, sem contar as inúmeras atividades como consultora tanto em empresas da própria Argentina quanto na Espanha, Chile, Itália, Brasil, Austrália e Estados Unidos.
Após árduo caminho de trabalho, realizou o sonho de ter sua própria vinícola em 1999, a Susana Balbo Wines, que até pouco tempo atrás era chamada de Dominio del Plata, hoje reconhecida por suas modernas instalações, sólida estrutura de hospitalidade e turismo, compromisso com sustentabilidade e projetos sociais e, principalmente, com o reconhecimento da qualidade de seus vinhos atestada pelos principais consumidores do mundo.
A primeira dama do vinho do vinho argentino, nos presenteia com uma de suas joias, o Susana Balbo Signature Cabernet Sauvignon 2021.
Composto a partir de uvas 96% Cabernet Sauvignon e 4% Malbec cultivadas nas alturas de Gualtallary, no Valle de Uco, com estágio de 13 meses em barricas de carvalho francês, sendo 30% novas. Fluido e muito gostoso de beber, mostra frutas vermelhas e negras de perfil mais fresco, escoltadas por notas florais, de ervas e de especiarias, que se confirmam no palato, tudo apoiado por vibrante acidez e taninos firmes e de textura de giz. Preciso e equilibrado, tem final persistente, com toques terrosos, de violetas, de amoras, de alcaçuz e de grafite. A safra recebeu AD 93 pts pela Revista Adega e 94 pontos pelo Guia Descorchados..