🍇 Brunello e a melhor safra do século 21
A safra de 2016 na região de Montalcino foi considerada tão boa quanto as louvadas colheitas de 2004 e 2001. A estação mais fresca no verão permitiu um amadurecimento longo das uvas, enquanto os ventos típicos do norte de Montalcino permitiram ótima acidez, elemento importantíssimo para o vinho evoluir com sucesso na longa guarda.
Com altitude entre 150 a 600 metros, Montalcino tem elevação suficiente para aquecer bem as vinhas durante o dia, e à noite, o ar frio preserva a acidez e o frescor das uvas. Neste terroir, a uva Sangiovese Grosso produz alguns dos mais encorpados vinhos da Europa e um dos mais famosos produtos da Itália.
Sobre o produtor, o crítico Robert Parker, diz que “o detalhista Giancarlo Pacenti é uma das propriedades que mais gosto de provar durante minha viagem anual a Montalcino”.
Siro Pacenti nos brinda com um vinho icônico proveniente de vinhas com mais de 35 anos de idade. Este Brunello Vecchie Vigne já conquistou diversos críticos mundo afora, como Robert Parker, Wine Spectator e James Suckling. Giancarlo Pacenti é um dos líderes da nova geração de inovadores "brunellistas" que tem inspiração e novas ideias nas regiões fora de Montalcino e além das fronteiras italianas. Os seus dois vinhedos estão localizados em duas diferentes áreas de Montalcino: um no nordeste da cidade, onde as uvas amadurecem a perfeição: o outro está na região mais quente do Sudoeste, perto de Sant'Angelo in Colle, que produz uvas com característica mais potente e mineral.
A safra de 2016 recebeu 94 pontos por Robert Parker e Wine Spectator e 97 pontos de James Suckling.