🍇 Casa Real, o ícone que traduz a pura expressão de Cabernet Sauvignon do Chile.
Nascido em 1989 o vinho Casa Real, é oriundo de vinhedos que estão na ribeira sul do Rio Maipo, numa região chamada Alto Jahuel, que se destaca por sua amplitude térmica, maior que no Alto Maipo e também por ser ligeiramente mais úmido. Seu rótulo está identificado com o patrimônio histórico do vinhedo; a gravura da antiga casa de veraneio do seu fundador, Domingo Fernández Cocnha, que hoje é o atual hotel boutique Casa Real, com apenas 16 quartos e mais de 140 anos de história.
Muito estudo de terroir (mais de 300 calicatas foram feitas) e um desenho 3D dos veios de solo, permitem uma separação do vinhedo em lotes orientados pelo solo. Além do esquadrilhamento, foram descobertos quatro tipos distintos de Cabernet Sauvignon e menos de 0,5% de Malbec e Petit Verdot entre as plantas.
A colheita acontece em 2 vinhedos: um original com vinhas antigas de 53 anos (que mais se parecem arvóres) e seu vizinho, logo ao outro lado da rua, de uma seleção massal do original e que já está com oito anos. Durante a colheita as uvas ficam expostas na noite fria de um dia para outro e pela manhã se da inicio a vinificação, onde os engaços são 100% retirados e as uvas passam por um seletor ótico, antes de ir à prensa vertical. Jaime de la Barra, diretor de vitivinicultura, chama atenção para esse momento e diz que um dos segredos de Casa Real, além da separação dos lotes é ser muito gentil na prensa a partir do momento que há presença de álcool.
Todo esse cuidado no processo resulta em vinhos verdadeiramente suculentos, equilibrados e precisos.
Sente-se o calor do ano no nariz. Ervas e flores. Cassis, casca de laranja madura e framboesa. Suculento, vivo, amplo e vibrante. Pimenta negra e acidez picante que temperam. Mostra também cereja. Os taninos são reativos, poderosos e com textura provocante. Um vinho longo e que vai evoluir lindamente. O cedro se revela no fim de boca com um toquezinho lácteo e cassis aparece no retrogosto. Primeiro ano em que o vinhedo (novo) de 15 anos participa com 3% do corte.
Recebeu notáveis AD 94 pts pela Revista Adega e 96 pts pelo Guia Descorchados.