🍷 Conheça a rica história de Castilla y León | Mauro AD 95 pts.
A rica história cultural de Castilla y Léon remonta a mais de dois mil anos, como evidenciado pelo patrimônio mundial da UNESCO, o Aqueduto Romano, em Segóvia na Espanha.
A produção de vinho na região remonta ao período romano, que começou no século I a.C. Embora a economia da região tenha a base no cultivo de cereais, a viticultura tem sido uma atividade econômica significativa em Castilla y Léon por mais de 2000 anos.
Em termos de clima, Castilla y Léon tem uma influência continental notavelmente forte. Verões quentes e secos são seguidos por invernos frios e rigorosos, quando as temperaturas caem regularmente para abaixo de zero.
Mudanças de temperatura diurnas são igualmente pronunciadas e desempenham um papel vital nos estilos de vinho locais. Noites frias refrescam os vinhedos após dias longos e quentes.
Bodegas Mauro são parte de um negócio da família do enólogo Mariano Garcia, um dos grandes nomes da região.
Tinto composto a partir de uvas 85% Tempranillo, 15% Syrah, Cabernet Sauvignon e Graciano, cultivadas em Tudela del Duero e Traspinedo, com estágio de 15 meses em carvalho francês, sendo parte em foudres e parte em barricas novas e usadas. No decorrer das últimas safras esse vinho tem caminhado em direção a maior frescor e ao uso mais parcimonioso da madeira, ganhando fluidez e tensão e aumentando a nitidez de suas frutas vermelhas e negras. Como é o caso desse 2021, que impressiona pelos taninos reativos e de grãos finos, pela ótima acidez e pelo final cativante e persistente, com toques terrosos, florais, de ameixas, de cerejas, de ervas, de especiarias e de alcaçuz. Definido, refinado e preciso,é a melhor edição deste tinto provada por ADEGA até o momento.
Este exemplar recebeu AD 95 pontos pela equipe da Revista ADEGA.