🍷 Vinhos Fora da Lei
Além de ser o berço do Renascimento, a Toscana é uma das regiões vinícolas mais importantes da Itália. Nessa paisagem respira-se arte, gastronomia e vinho. Estendendo-se da costa do Tirreno para o interior em direção às montanhas dos Apeninos, a Toscana abrange múltiplas elevações, exposições, tipos de solo e condições climáticas.
Famosa pelos Chianti e Brunello di Montalcino, a Toscana também gera incríveis vinhos a base do corte bordalês, conhecidos como Super Toscanos, e produzidos na sua região costeira. Hoje esses vinhos, outrora fora da lei, foram abraçados por sua própria denominação de origem, Bolgheri DOC.
Bolgheri é formada por suaves colinas, onde predominam os solos argilosos-arenosos, estéreis e pedregosos de marga calcária e rocha vulcânica. Na costa, o clima tem influências refrescantes do Mediterrâneo, que combinado com o solo forma uma excelente condição para desenvolvimento de grandes vinhos.
A propriedade Ca'Marcanda está localizada na costa toscana, num pequeno vilarejo com construções medievais. As vinhas ficam no lado inferior da reserva natural de Maremma, conhecida como reserva WWF Bolgheri, um santuário, onde é proibido qualquer tipo de agrotóxico ou interferência no bioma. Angelo Gaja adquiriu esta propriedade em 1996 e ali plantou cerca de 120 hectares de vinhas, especialmente de castas bordalesas.
Este tinto é composto a partir de uvas Cabernet Franc (60%), Cabernet Sauvignon (30%) e Petit Verdot (10%), cultivadas em Castagneto Carducci, Bolgheri, com estágio de 18 meses em barricas novas e usadas de carvalho francês. Refinado e muito preciso, mostra frutas vermelhas e negras maduras no ponto certo, acompanhadas de notas florais, de ervas e de especiarias doces, que se confirmam no palato. Estruturado e ainda jovem, tem ótima acidez, taninos de fina textura e final suculento e persistente, com toques terrosos, de ameixas, de amoras, de grafite e de alcaçuz. Está ótimo agora, mas tem tudo para ficar ainda melhor nos próximos 20 anos.
Recebeu AD 94 pts pela Revista ADEGA e também por Robert Parker.