🍇 Borgonha, elegante e gastronômica

A Borgonha é uma região localizada no centro da França, e seus vinhedos possuem uma complexa classificação, embora os tintos levem a mesma variedade, a Pinot Noir. Enquanto em Bordeaux os vinhos são definidos pelo prestígio de seus châteaux, a Borgonha é classificada pelo prestígio dos vinhedos, que podem ser de um único proprietário ou possuir a dezenas de produtores.

Os primeiros vinhedos remontam o período romano, e há quem sustente que os gauleses já eram entusiastas da viticultura antes da ocupação iniciada por Júlio César. Após centenas de anos de tentativa e erro, os monges cistercienses, que trabalhavam nas terras dos seus mosteiros, observaram que algumas colinas geravam vinhas melhores que outras, e assim nasceu um intrincado sistema de classificação existente até os dias de hoje.

Elegantes, sinônimos de sofisticação, e amigavelmente gastronômicos, os tintos da Borgonha devem fazer parte de todas as adegas.

A história da vinícola pode ser dividida em duas fases. A primeira foi sua fundação em 1969, por Carlo Antonini. Já a segunda, no final da década de 90, é marcada por sua completa renovação com a chegada de seu filho Alberto Antonini, famoso enólogo e consultor no Chile e Argentina, com passagem por marcas como Concha y Toro e Altos Las Hormigas. Sua vasta experiência em enologia, adquirida com grandes nomes como Robert Mondavi, Frescobaldi e Antinori, faz de Alberto uma das grandes referências entre a nova geração de viticultores.

Este Borgonha recebeu AD 91 pontos pela Revista ADEGA.

APROVEITE AGORA