🍇 Conheça a história da Cabernet Sauvignon.
A uva Cabernet Sauvignon começou a ser identificada como uma variedade distinta na região de Bordeaux, no século XVII. Ao longo do tempo se firmou como uma pedra angular do corte bordalês, ao lado da Merlot, da Cabernet Franc, da Malbec e da Petit Verdot, e se tornou uma referência para as principais regiões vitivinícolas do Novo Mundo.
Sua popularidade foi alavancada por sua natureza resiliente e relativa facilidade de cultivo. Possui casca grossa, literalmente, o que confere ao seu vinho muita cor e tanino, e, portanto, longevidade. É fácil imaginar um produtor, 100 anos atrás, numa safra financeiramente ruim ter que guardar seu vinho para vender no ano seguinte, e ao invés de oxidar, ele simplesmente melhora, devido a sua boa estrutura. Ou um produtor que precisa vender seu vinho para compradores do outro lado do mundo, e o produto precisa resistir à viagem. Esses são um dos pontos que tornaram a Cabernet Sauvignon uma uva muito cultivada em todos os cantos do planeta.
No Chile é cultivada desde o séc. XIX, e produz alguns dos seus mais interessantes tintos, e, é a referência da viticultura do país andino.
Abaixo uma ótima oportunidade para adquirir um Cabernet Sauvignon, chileno, por menos de R$ 70 a partir de 6 garrafas:
Tinto elaborado exclusivamente a partir de Cabernet Sauvignon, com estágio de 50% do vinho durante 6 meses em barricas de carvalho francês. Uma boa versão desse vinho de boa tipicidade. Mostra notas florais, terrosas, de ervas e de especiarias doces envolvendo suas frutas vermelhas e negras maduras no ponto certo. De corpo médio e gostoso de beber, tem acidez refrescante, taninos finos e firmes e final médio/longo, com toques de ameixas.
O time de degustadores da Revista ADEGA conferiu AD 90 pontos para este exemplar de Cabernet Sauvignon da Bouchon.