🍇 Histórica Tapada dos Coelheiros | Best Buy AD 93 pts.

A histórica Tapada de Coelheiros, localizada no Alentejo, remonta ao ano de 1467, e em 1981 foi restaurada e seus 50 hectares foram orientados para a viticultura.

O casal de proprietários da Herdade, Joaquim e Leonilde Silveira, deram início à plantação de Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Arinto, Roupeiro, Trincadeira e Touriga Nacional, e recuperaram os lagos e o sistema de irrigação da propriedade.

Nos anos de 1990 com a contratação do excelente enólogo António Saramago, nasceu o primeiro vinho produzido e engarrafado na propriedade com qualidade superior. O rótulo tinha uma gravura que representava a tradicional tapeçaria de Arraiolos, um artesanato que é caro à Herdade desde sempre.

No ano de 2015, Alberto Weisser adquire a propriedade, coloca a frente da enológia Luis Patrão (com passagem pelos projetos Taylor´s, Cousiño Macul, Esporão e mais atualmente também o seu familiar - Vadio) e a partir de então a Herdade dos Coelheiros repaginou seus vinhos tadicionais, lançou novas linhas e passou a trabalhar dentro de um modelo agrícola de futuro "regenerando o que temos hoje, para que possa existir amanhã". Em 2022 adquiriu a certificação biológica de partes das vinhas, e a meta é seguir com ação sustentável e converter toda a propriedade ao manejo biológico.

O Coelheiros Tinto é um expoente do Alentejo e dessa nova linha de trabalho da casa. Um Best Buy, que não deve ficar de fora de nenhuma adega.

Blend tinto composto a partir de 50% Touriga Franca e 50% Touriga Nacional, com fermentação sem adição de leveduras exógenas e posterior estágio de 12 meses em carvalho, sendo parte em barricas e parte em barris de 500 litros. Apresenta frutas vermelhas e negras maduras no ponto certo, acompanhadas de notas florais, de ervas e de especiarias doces, que se confirmam no palato. Impressiona pela nitidez, precisão e profundidade, com sua acidez pulsante e seus taninos firmes e de textura arenosa ditando as regras. Tem final saboroso e persistente, com toques de ameixas, de amoras, de violetas e de grafite.

A equipe da Revista ADEGA conferiu AD 93 pontos para este exemplar.