🍇Gaja: Safra excepcional. Vinho mítico.

A icónica vinícola Gaja foi fundada em 1859 por Giovanni Gaja, e hoje é comandada pela 5a geração da família. Este notável Barbaresco, de Angelo Gaja, vem de vinhedos cultivados nas colinas à margem direita do rio Tanaro, a sudeste da milenar cidade de Alba. Uma área pequena, que abrange apenas três vilas, Barbaresco, Neive e Treiso, distritos de Alba.

Em termos geológicos a área pertence ao Período Miocênico, surgido há 5 milhões de anos, conhecido pelo nome de solo tortoniano. Na prática é um composto de calcário cinza alternado com camadas de areia, menos compactado, e que produz vinhos elegantes e refinados.

Neste terroir típico da uva Nebbiolo, é produzido o clássico Barbaresco de Angelo Gaja, um dos mais nobres produtores da Itália.

Além de indispensável em qualquer adega, a safra de 2019 foi considerada muito boa com vários picos de excelência; uma safra para envelhecimento de longo prazo.

Tem elegância e mineralidade determinantes da personalidade. Cerejas e ameixas frescas. Talco e pedra. Muita força escondida abaixo da superfície de suculência. Vibrante, poderoso e equilibrado. Terra e pedra com um véu de finesse. O fim de boca revela a força para evoluir por 2 a 3 décadas no caminho de evolução dos grandes Borgonha.

Este icônico exemplar recebeu 95 pontos de Robert Parker, 95 pontos da Wine Spectator e 94 pontos de James Suckling.