🍷 Tradição ancestral e muita qualidade.
A vinícola Celler del Roure, propriedade de Pablo Calatayud, está localizada nas colinas de Moixent, a sudoeste do Mar Mediterrâneo, na comunidade de Valencia. A construção atual é do século XVII numa adega subterrânea escavada na rocha há muito mais tempo, com dezenas de ânforas centenárias onde o vinho é produzido artesanalmente. Pablo tem uma profunda conexão com a história e tradição da sua terra natal, e passou a utilizar as práticas de vinificação de séculos atrás. Além de preservar o modo de produção ancestral, a Celler del Roure vem recuperando as vinhas de uva Mandó, uma variedade tinta que esteve à beira da extinção.
Arqueólogos estão analisando as origens exatas das adegas subterrâneas e presumem que sejam da época romana, e que foram utilizadas ao longo do tempo por várias gerações de produtores de vinhos devido às qualidades térmicas das construções. Há alguns sítios arqueológicos na região que demonstram o hábito da população local consumirem vinho desde o período antes de Cristo.
Tinto certificado biológico, elaborado a partir do blend de uvas 70% Arcos e 30% Mandó, com fermentação sem adição de leveduras exógenas e, posterior, estágio de 10 meses em tinajas de barro de 2.800 litros. Fluido, refinado e muito gostoso de beber, tem acidez refrescante e taninos firmes e de grãos finos, que envolvem suas frutas vermelhas, trazendo equilíbrio ao conjunto. Preciso e nítido, tem final persistente, com toques terrosos, florais, de ervas, de groselhas, de cerejas e de especiarias doces. Atenção com ele! Por ser fácil de beber e de agradar, aparenta ser menos complexo do que realmente é.
Este vinho recebeu notáveis AD 93 pontos pela Revista ADEGA.